Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MANTENHA O FOCO: YOGA SUTRA 5



Um dos maiores obstáculos para o nosso crescimento pessoal, evolução espiritual e sucesso no nossos projetos, deve-se a imensa dificuldade em manter o foco nos objetivos.

Na Índia existem muitas figuras para representar o estado e condição de nossa mente, e todas elas representam animais perturbados que agem impulsivamente. Por exemplo, o macaco!

Sim, para eles nossa mente com seus pensamentos irrequietos e inconstantes, lembram um bando de macaquinhos pulando de galho em galho, fazendo um enorme barulho, e trazendo uma total desorganização emocional e mental.

O pior é que de fato não podemos discordar muito dessa afirmativa! Por isso, é uma necessidade educarmos a mente, aquieta-la para que ela se torne serena e aprenda o exercício do foco.

Para os mestres hindus muitas coisas contribuem para que percamos o foco: doenças,apatia, preguiça, percepção incorreta, etc

Podemos acrescentar tantas outras coisas nessa lista, mas considero fundamental a auto-observação para saber o que realmente interfere em nossa vida, pois para cada pessoa um fator sobressai sobre os outros, causando um desvio maior.

Preste atenção, e descubra o que realmente afeta sua jornada!

Existem muitos exercícios no yoga que ajudam a educar a mente e trazer tranquilidade, por exemplo: meditação, recitar mantras, fazer preces,etc. Mas para os ocidentais essas práticas podem parecer estranhas e muito difíceis.

Vou dar algumas sugestões que podem ser úteis e são bem simples:

1. Tire uns minutinhos por dia e observe sua respiração, o ar entrando e saindo pelas narinas. Vá aprofundando seu olhar e veja como o pulmão se estende ao entrar o ar, feche os olhos e sinta...

2. Pegue uma maçã, sente-se confortavelmente, feche os olhos e passe sua mão pela fruta, sinta sua forma, seu peso, cheire a fruta sinta o perfume dela. Passe um tempo assim, até que todas as opções tenham sido exploradas.

3.Faça uma pequena lista de tarefas e procure executa-las, prestando atenção a forma como você faz. Por exemplo, lavar a louça...Experimente, é muito interessante o resultado.
4. Não fique chateado, nem se irrite, caso você sinta dificuldades em fazer esses exercícios. De fato são bem simples, mas muito difíceis de fazer. Se você perceber que sua mente se distraiu com outra coisa qualquer, apenas corrija o foco e continue. é simplesmente uma questão de prática e disciplina.
Estamos constantemente pouco "presentes" nas atividades que realizamos, nossas mãos estão ocupadas, mas nossa mente está em outro lugar.
Muitas pessoas desenvolvem hábitos muito nocivos até mesmo na hora de se alimentar, comendo em frente a TV, devorando um pacote de salgadinhos sem sequer apreciar o sabor que eles tem.
Poderia ficar aqui listando uma série de tarefas e situações nas quais não encontramos um foco correto, e nos desviamos dos propósitos que deram partida para um projeto por vezes importantíssimo: a construção de uma família ou um relacionamento, por exemplo.
O foco é como uma bússola que nos guia na direção correta, que pode nos garantir a conclusão satisfatória de muitos projetos, inclusive o projeto de sermos uma pessoa melhor...
Bom fim de semana e boa prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário