Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COMBATER A NEGATIVIDADE: YOGA SUTRA 4

Como podemos fazer para ter uma vida equilibrada e viver positivamente, sem que as nossas ações tragam consequencias negativas para nossa vida?
Como estabelecer critérios mais justos e felizes para nossa existência, se constantemente somos traídos por aquilo que os terapeutas gostam de nomear como Auto-sabotagem?!
Será que existe de fato saídas e recursos melhores que nos tragam um direcionamento existencial que nos ajude a viver com mais paz em nossos corações?
A visão oriental nos diz que SIM! Não sei se somos capazes de trazer essa forma de viver para nossa cultura que prega outros valores. Cultivamos o TER, eles valorizam o TRANSCENDER...Uau!
Estamos longe disso, não adianta se enganar a respeito, mas podemos pelo menos conhecer a proposta dos mais antigos Mestres. Eles consideram que cinco forma de conduta nos conduzem a um estado de paz e harmonia: Não violência, verdade, não roubo, recordar-se da força criadora e não dispor-se a acumular bens.
Viver contrário a isso, gera três fontes de emoções que geram 27 condutas negativas. As três emoções são a raiva, ambição e ilusão.
Acredito que 27 seja o ponto de partida para infinitas combinações que geram um estado de desacordo e inquietação íntimos, que por sua vez dão margem para muitos transtornos emocionais e até psiquiátricos.
O que o Swami propõe é algo de extrema simplicidade, mas talvez de grande dificuldade no início. Porque?
Simples! Nossas emoções são como cavalos loucos mordidos por uma vespa.
A princípio a dor emocional parece algo totalmente fora de controle, e se você alimentar essa emoção ela tende a crescer, e tornar-se desastrosa e até mortal. Não é incomum escutarmos falar de pessoas que morrem num ataque de raiva, ou matam por ciúmes...
A dica é: Reprograme sua mente, dizendo repetidas vezes que o caminho que você está tomando é desastroso e vai gerar mais sofrimento.
Queridos amigos, minha dica é para que tenhamos consciência e atenção ao fato que todas as nossas ações geram consequencias, e as vezes vergonha e arrependimento.
É muito triste nos ver em situações em que perdemos a razão por completo, e os noticiários estão repletos de estórias infelizes. É bom lembrar que podemos nos educar e fechar a boca antes de desferir determinadas palavras, pode ser algo de grande mérito e alívio, depois que a emoção dissipar sua intensidade.
Emoções são intensas a ponto de ferir e matar, mas passam rápido a ponto de nos tornar espectador de um grande desastre. Se você não se sentir capaz de lidar com elas por conta própria, peça ajuda a um amigo, um profissional da área, ou uma orientação espiritual.
Outra dica antiga e sempre válida é contar até 10...não sei quem inventou isso, mas o cara é um gênio, rsrsrs
Boa semana, com muita paz e alegria e, cheia de oportunidades de criar uma condição pessoal de mais serenidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário