Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DISCERNIMENTO EM TODOS OS NÍVEIS: YOGA SUTRA 7


Este é o ultimo capítulo dessa série de dicas que retirei de um texto de Yoga, e compartilhei com meus amigos.
Espero que tenham aproveitado e que tenha sido útil, em qualquer nível, para a vida diária de vocês!
Hoje, finalizando todos os outros sutras, temos como fechamento o ato de discernir, ou seja, fazer escolhas equilibradas e saber escolher aquilo que de fato nos ajude a encontrar um modo de vida mais tranquilo, estável e saudável.
Essa é a hora de falarmos: mas isso não é óbvio?
Gostaria que fosse assim tão simples, se assim o fosse, não teríamos tantos livros de auto ajuda virando notícia e eu mesma não estaria aqui escrevendo e tentando humildemente aprender, rsrsrs.
Todos os processos de escolha estão envolvidos com aspectos emocionais, por isso não é fácil o escolher, e o processo de discernir, avaliar qual a melhor conduta a seguir precisa ser exercitado de forma consciente e disciplinada.
Na maioria do tempo estamos envolvidos pela névoa de Maya, a Deusa da Ilusão, por isso escolhi a linda figura acima para ilustrar como é difícil realmente olhar e ver o que a vida com sua realidade nos traz.
Temos medo de sofrer, medo de ser feliz, medo da vida, de amar as pessoas, e este não é o melhor fundo emocional para nos ajudar na hora das decisões. Portanto vale a pena investir no auto conhecimento, para não perder oportunidades de crescer e ter uma vida feliz.
Só para recordar, repito as perguntas que são a chave para o discernimento:
1. Isto é útil ou inútil para mim?
2. Ajuda em minha vida ou atrapalha?
3. Estou indo na direção certa ou errada com meus pensamento e emoções?
4. É melhor que eu faça ou não faça?...
Espero que vocês possam aproveitar essas dicas, tanto quanto elas tem sido úteis em minha vida. Acho que ninguém por aqui está almejando a iluminação, rsrsrs, nem eu!
Mas, viver a vida com simplicidade, harmonia e tranquilidade estável, creio ser o "sonho de consumo" de muitos amigos meus e meu também. Isso foi o que me motivou a compartilhar esses textos com vocês.
A partir de agora, volto para o meu delírio habitual, rsrsrs
Beijocas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário