Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

SEJA ATENTO A COR DE SEUS PENSAMENTOS: YOGA SUTRA 3


Parece brincadeira mas não é!

Porque deveríamos acreditar que nossos pensamentos tem cor?

Mas na verdade, pensamentos não acontecem sozinhos em nosso campo perceptivo. Eles estão associados às emoções, e essas vibrações do nosso corpo emocional confere um colorido que aquece ou esfria os pensamentos e as ações que decorrem deles.

Como normalmente estamos num estado emocional alterado, instável e intranquilo, a tendência é que essas cores sejam intensas e sem harmonia. Se você prestar atenção logo vai lembrar que em algum momento já ouviu de alguém ou já falou para alguém: Nossa, que nuvem negra é essa ai em sua cabeça!... Ou em algum momento feliz dizemos que o mundo está azul, com bolinhas brancas...

Há poucas semanas um programa de televisão mostrou um caso raro em que alguma pessoas vêem a cor e a forma que algumas palavras tem e em alguns casos até o sabor, e o que para muito é espantoso, para os adeptos das ciências ocultas não é novidade. Pensamentos contínuos tem vida, cor e tempo de duração, por isso temos que ser mais atentos a qualidade dos nossos pensamentos pois o mundo não precisa que joguemos lixo-pensamento por ai.

Não é difícil imaginar que pensamentos de amor sejam róseos, espirituais sejam azul ou violeta, os que falam de paixões sejam rubros, e os que falam de ódio sejam desorganizados e escuros com direito a faiscas e tudo mais. Loucura, viagem? Garanto que não!

O que podemos fazer então?

Minha dica é que você acredite que pode educar seus pensamentos ( seu corpo mental) Um pouquinho de observação e disciplina fará milagres. Costumo incentivar meus clientes a dizer a palavra mágica MENOS!

Quando perceber que um tipo de pensamento com grande carga emocional ocupa seu campo mental avalie-o sob um grau de menor intensidade, olhe-o de outros ângulos de forma que ele assuma sua real perspectiva e você se sinta mais tranquilo e no comando de seus pensamentos e sentimentos...é um treino, e a repetição vai te capacitando aos poucos.

A dica do Swami jñaneshava Bharati envolve a diminuição dessa coloração própria de cada pensamento, o que inclui auto observação e disciplina, e ele sugere que você invista nos pensamentos que trazem maior carga emocional: medos e aversões.

Queridos amigos dou outra sugestão: caso você tenha alguma coisa em seus pensamentos´, ou mesmo alguma situação concreta, que está tirando sua tranquilidade, experimente imaginar qual é a cor que envolve essa situação. Relaxe, respire com tranquilidade e imagine-se passando uma esponja que retira o excesso de cor, até que fique de uma forma agradável para você. Se quiser arriscar, coloque ali a cor que você gostaria de ver envolvida na situação...

Beijos, Paz e se quiserem dicas é só escrever...

Nenhum comentário:

Postar um comentário