Páginas

domingo, 12 de julho de 2009

A MENINA DE RUA E EU, TÃO INVISÍVEL QUANTO ELA!


O nome dela é ...não importa. Ela tem um nome, tem um rosto para mim. Também tem um sorriso aberto, largo, e seus olhos tem um brilho que insiste em luzir mesmo que seu rosto pálido deixe ver doenças escondidas em seu corpo.

Para mim ela é alguém, uma pessoa...somos quase amigas, eu e a menina de rua!

Digo que ela é menina de rua, mas ela já tem dois filhos, meninos de abrigos públicos, talvez venham a ser meninos de rua, embora meu coração deseje que não aconteça isso, que tenham um destino melhor.

Esta semana eu caminhava pela rua, distraída como sempre, mas meus olhos cruzaram com os olhos dela. É difícil saber que sexo tem, pois veste-se como todos os moradores de rua que a gente vê por ai. A roupa suja de poeira tem sempre a mesma cor...mas os olhos não são assim. Eu diminui o passo, olhei para trás e lá estava ela me olhando! Era minha amiga de rua, minha contra parte pobre e sofrida que perambulava com uns papéis na mão.

Como somos conhecidas, paramos para conversar. E, lá estávamos nós duas, almas se encontrando na rua, sem nomes, anônimas nós duas, mínimas, sem importância, tão diferentes e tão iguais. Parecíamos amigas de longa data...

Já a conhecia ali das redondezas, mas nos conhecemos de fato no início deste ano, ela pedia esmola na porta do Banco onde passo com frequência. Passei e ela me pediu uma ajuda, então resolvi parar e conversar. A conversa ficou interessante pois tinha um enredo complexo que bem poderia ser mentira, mas o que importa?

Quantas mentiras inventamos sobre nós e nossas vidas, coisas que simplesmente sonhamos ou que desejamos que fosse de certa forma e já saímos declarando como reais...tudo começa como um sonho, até as mais reais das verdades.

Então algo maior aconteceu...o tempo parou, e fui vendo a beleza daquela pessoa, a vida dela poderia ser a minha vida se meu destino fosse outro, e o quanto é cruel julgarmos aquilo que não conhecemos. Ela era tão frágil, mas tão forte...feroz até, mas também uma menina, como toda mulher sabe ser.

Eu disse a ela que voltaria depois para ajuda-la, na próxima semana. E, para mim promessa é Karma. Voltei, conversamos, ajudei, e ela me contou sobre outros planos que tinha...sim, planos! Meninos de rua também tem seus planos.

Mas neste ultimo encontro, meses depois da nossa primeira conversa, fui surpreendida pela minha menina. Ela falou que agora vende bananada, e faz 15 reais por dia. Eu dei o dinheiro para ela comprar sua caixa de bananadas e trabalhar. Fomos para um canto da rua pois como ela mesma disse, "é muito perigoso abrir a bolsa por aqui, pois está cheia desse pessoal perigoso", nos rimos, eu puxei sua orelhas por alguma vezes que eu a vi caída no chão e não sabia como agir, ela riu e me disse: Tia, nunca esqueci o que fez por mim...como eu não soubesse do que ela falava, ela concluiu...você prometeu que voltava na outra semana e você voltou...

Bom, foi ela que me fez lembrar dessa conversa que tivemos. Eu simplesmente me importei com ela e cumpri minha palavra, como costumo fazer com todas as questões da minha vida. Mas ela, acostumada ao desrespeito, ingratidão e descaso, foi tocada e lembrou-se .

Não sei dizer o que aconteceu nesse momento, acho que meu coração se abriu por inteiro. Fiz o que tive vontade de fazer, dei um abraço apertado nela, e beijei seu rosto. Nos despedimos e sai correndo, ligando para minha amiga Regina, para ter com quem compartilhar aquele momento único de amor entre duas pessoas unidas pelas coisas da alma. Chorei muito, mas foi um choro lúcido, de amor e gratidão por poder viver coisas como essas!

Para ela eu sou alguém, uma pessoa...O meu nome acho que ela não sabe, mas o que importa? Somos quase amigas e naquele dia fomos irmãs, minha vida poderia ser a dela, e a dela poderia ser a minha, e talvez outra pessoa estaria aqui compartilhando essa estória real.

Quem sabe aquela velha idéia de ter um mundo melhor, não seja de fato possível?

Beijos, e que a gente possa ver além das aparências...

2 comentários:

  1. Sonia querida, que lindo momento! Bela experiência e uma oportunidade aproveitada. Parabéns e muito obrigada por descrever com tanta poesia esses momentos mágicos!Nossa Vida ganha mais sentido quando procedemos como gente, que ama, que sofre, que divide. t amo. Clara luz

    ResponderExcluir
  2. Pois é minha querida, a gente se perde para se encontrar no outro. Te amo muito também...

    ResponderExcluir