Páginas

sábado, 4 de julho de 2009

INSPIRE, EXPIRE, E RELAAAAAAAAXE....

Uau!

Você consegue?!

Eu vivo tentando! Horas disciplinadamente, horas quando é possível e outras quando já "arrebentou a boca do balão", rsrsrs...

Você acorda, sai de casa todo cheio de teorias sobre viver bem, ser uma pessoa melhor, tudo porque uma música nova tocou seu coração ou você leu um texto do Dalai Lama. Então sai de casa com suas boas e nobres intenções e começa a perder centímetros de luz já na porta do elevador!

Você acordou cedo, mas como sempre acontece se atrasou para a saída. Ai, encontra aquele vizinho que tem mania de segurar a porta do elevador, porque o filho de novo, esqueceu o livro de matemática...você já ia xingar, mas respira e relaxa...

Chegando na garagem você se depara com um monte de carros atravancando sua saída, mas se lembra que Dalai Lama não perderia a paciência por tão pouco e segue em frente empurrando os carros e respirando, levando prana para seu pulmão, que beleza...e no fundo, acha até legal viver esse desafio na garagem quente!

Saindo na rua, o dia lindo e seu astral maravilhoso, você põe aquela musica inspiradora e... seu celular começa a tocar, já de manhã, com as pendencias de seu longo dia por vir, a ligação cai e você não acha os fones de ouvido, tem um guarda na esquina e aquela mulher te dá uma fechada, e observe bem : é sempre uma mulher...(pelo menos é isso que eles sempre dizem) te irritando a vida calma e tranquila, que você deseja ter desde ontem, quando leu o texto sobre não-violência, do Dalai Lama.

Mas você já tem uns quarenta minutos de prática! Já está evoluindo bem. Enfim, continua respirando, relaxando e seguindo até o seu trabalho. Já encontrou os fones de ouvido do celular, o chato (opa!) a amável e gentil pessoa que lhe enchia o saco já desligou te lembrando das mil coisas por fazer, mesmo sabendo que você chegaria ao escritório em poucos minutos, você está calmo, relaxado e bastante confiante nessa nova técnica que algum maluco te ensinou, enfim...respira fundo e relaaaaaxa, o tanto quanto é possível no engarrafamento.

Chegando ao trabalho você está praticamente uma nova criatura, e encontra aquele bando de gente que (você não entende porque) está sempre de cara feia, sem bom humor. Fala pro pessoal relaxar, e eles te olham esquisito, perguntam se você está bem, se tem algum problema contigo, ai você tenta explicar que ontem teve um click, uma clara visão da vida e ouviu uma música maneira e ainda por cima leu um texto do Dalai Lama, super legal, mas...o pessoal começa te olhar esquisito, rir, e isso vai te irritando, você tenta explicar melhor o tema que agora já tem mais ou menos duas horas de prática, e você já é quase um mestre yogue, e as pessoas não entendem...você esqueceu de inspirar, expirar e relaxar...começa a ficar muito irritado, tenta se controlar, mas faltou prana...você já ia quase citar o Dalai Lama, mas não deu tempo e acabou mandando todo mundo para...(você escolhe o desfecho deste paragrafo, rsrsrs)

Nossa!

Viu como é difícil ser "calmo e relaxado"? É verdade, é difícil, mas não custa tentar!

A maioria das pessoas desiste, por querer resultados rápidos demais, e na verdade essas mudanças não dependem apenas de técnicas, mas também de uma mudança de consciência e atitude.

Então não desista, aprender a respirar bem, é tão importante para a saúde como a boa alimentação e o descanso. O Relax libera tensões acumuladas durante o dia, as vezes durante toda uma vida. Depois de praticar diariamente, por um tempo razoável, a gente começa a sentir os bons efeitos e os resultados na saúde e de fato fica mais calma e equilibrado. Mas não acontecem milagres de uma hora para outra!

Se você tem como proposta de vida ser uma pessoa mais centrada, calma e relaxada, vale a pena tentar aprender a respirar bem, relaxar e quem sabe meditar.

Por enquanto deixo com vocês minha experiência com esses exercícios: Quando os pratico regularmente ganho muito com eles, e no mínimo quando me sinto cansada ao longo do dia, independente de onde eu esteja, procuro acertar a respiração e relaxar, e isso me ajuda a recuperar o fôlego.

Ao contrário do que muitos imaginam, não sou uma pessoa Zen. Estou mais para zen-paciência, rsrsrs...por isso procuro me cuidar e não dar oportunidades para esse lado nada light me dominar. Viu?

Enquanto isso vou inspirando, expirando e ralaxando...gosto de mantras indianos, eles me fazem muito bem para a alma, e os pensamentos Budistas, do Dalai Lama e de outros Mestres, realmente são muito curativos para meu temperamento por vezes nada tranquilo.

Beijos, boa sorte e fé na disciplina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário