Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O copo de água está meio vazio ou meio cheio? E para você como está?


Além da agua nos limites do copo, o que cabe ai dentro?

Além da nossa imaginação ilimitada cabem nossos valores e a consequente forma como interpretamos a vida.

Dependendo de nossas experiências podemos achar que o copo está meio vazio, e nos lamentarmos muito sobre o fato da vida ou de alguém nos oferecer um mísero copo de agua meio vazio, incapaz de saciar a sede de um pobre mortal. Podemos ainda nos sentir ofendidos e carentes pelo fato de ninguém haver se preocupado com isso ou ainda sofrermos antecipadamente por achar que é possível que a metade que falta nos fará sedentos ou doentes pela sua falta. Isso pode gerar um mau humor e irritação com a vida por nos sentirmos traídos pelo que nos foi tirado, ou nos azedar o dia, a semana, o ano e quem sabe a vida toda, caso recebamos sempre copos de agua incompletos!

Tem gente que verá diferente e dirá que o copo está quase cheio de agua, que é mais do que precisa, e sentirá gratidão pela vida e pelo que já está recebendo no momento. Talvez desenvolva o sadio hábito da esperança e lute se preciso for pelo que faltou no momento. Se achar que já é o bastante, possa compartilhar sua parte com outros e descobrir a gloriosa experiência da troca entre pessoas. Achando que está quase cheio não viverá o terrível desgaste que a ansiedade traz por ter que suar e cansar pelo que falta, e assim não sinta tão dura a luta pelo que precisa ter, pois falta somente a metade...

Assim somos nós, vivemos experiências que vão se cristalizando e trazendo seus respingos para o cotidiano em forma de hábitos e valores que se refletem em atitudes, ações e reações que moldam o significado daquilo que vivemos, e o jeito como vamos interpretando a vida e seus desafios. Na prática isso se reflete no peso da "mala" que carregamos, pois está em todas as experiências e sentimentos que vivemos, inclusive naquela voz que soa baixinho em nossa cabeça nos encorajando ou nos sabotando em nossa intenções. Sendo assim a cada desafio vem junto o estigma dos valores que nos acompanha como uma sombra silenciosa. Podemos dizer quase o tempo todo, estou me esforçando e já consegui melhorar um pouco ou mato de me esforçar e não saio do lugar, estou me transformando na pessoa que quero ser ou serei infeliz para sempre, e assim vamos num sem fim de situações.

Só para terminar essa conversa bem, que tal saber que apesar de trabalhoso podemos mudar os valores e o foco da nossa visão? Não somos prisioneiros das experiências vividas, somos livres para escolher e mudar, se você aceitar o convite, que tal responder a pergunta acima: Para você, como está o Copo de água?

Nenhum comentário:

Postar um comentário