Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHERES DA MINHA VIDA...

E foi assim que tudo começou...

Esses são meus pais, Pedro e Lice, no dia do casamento civil...lindos, não? Parecem artistas de cinema nessa foto!

Um tempo depois eu nasci, cercada de mulheres por todos os lados!

Venho de uma família onde as mulheres existiam aos montões, rssss...de todos os tipos e personalidades que você possa imaginar. A maioria delas extremamente forte, mesmo que em suas fragilidades. Umas venciam suas lutas pelo enfrentamento, outras pela resistência silenciosa e intensa em suas vidas...

As mulheres da minha vida eram todas poderosas, a começar por minha mãe, que esteve sempre no alicerce de cada conquista que meu pai fez. Em tudo que ele construiu estava a mão dela, e o empurrão que faltava para algo se realizar.

Minha avó era uma mulher que ensinava com exemplos: exemplos de silenciar, de resistir, de conciliar, de superar e de acreditar naquilo que não víamos ainda. Era frágil de saúde, mas sobre ela todos os problemas do mundo se tornavam pequenos...

Minhas tias eram meu passaporte para o mundo glamuroso que se escondia por trás das portas do armário. Um mundo encantado de aromas em pequenos vidros franceses, meias de seda fina, saias, blusas, langeries e saltos altos sem fim.

Minha tia Dora era linda de corpo, e muuuuuito vaidosa. Amélia fazia justiça ao nome, rssss..era forte. Vera suportou suas dores com um sorriso e uma esperança que não conseguíamos compreender.

Da tia Derlange herdei o gosto pela maquiagem, e aprendi todos os boleros da época, pois ela vivia apaixonada e suspirando...era linda( ainda é minha tia mais cheia de Bijus...) e otima na peteca.
Tia Ida a mais nova,que é uma doce criatura, teve todos os sapatos de salto quebrados por mim!!!
Depois as primas vieram acrescentar mais beleza nesse território feminino, Diva, Solange , Lucília...Lindas meninas...

Não me lembro de naquela época darmos tanta importância ao dia da mulher. Parece que estavam todas tão bem instaladas dentro de seus papéis inquestionáveis e perfeitos!

Depois tive meus próprios filhos... Perdi minha primeira gestação que era uma menina, e se chamaria Raquel. Mas ganhei a oportunidade de ser mãe de dois homens, com seu universo completamente estranho e interessante! Fui aprendendo aos poucos, e até hoje me surpreendo com a praticidade em que os homens vivem, rssss...não sei como conseguem!

Nesses últimos + ou - quinze anos, outra porta do mundo feminino se abriu para mim, uma outra leva de mulheres me invadiu e trouxe novos sentimentos que me alargaram horizontes no universo sensível e majestoso onde vivem: Minha sogra Dilza , minhas cunhadas Tania e Dilza Maria, minhas sobrinhas Janaína, Ana Cristina, Drica, Michelle, Juliana, Carol, Marcela...minhas lindas.

E para aprender a viver plenamente, abri meu coração por completo ao deixar inundar-se pela intensidade absoluta do amor por três mulheres: Andrea, Natália e Rafaela.
Amores que a vida me permitiu resgatar como um empréstimo gentil e delicado, no formato certo para meu crescimento e realização: Minha filha/enteada Andrea, e minhas netinhas emprestadas Tatá e Rafinha, que me chamam de Tia Sonia!

Ah! minhas amigas, clientes amigas e irmãs, não esqueci de vocês,rsss..Estão todas em meu coração e na minha alma!

Hoje ao me perguntar que mulher sou eu, não saberia responder...mas com certeza sinto em meu DNA feminino, um pouco da impressão dessas mulheres que fizeram e fazem parte de minha vida, com suas qualidades, defeitos, loucuras e tudo mais.

No dia de hoje, desejo à todas as minhas meninas, de todas as idades, que tenhamos clareza nas atitudes que precisamos ter para vencer nossas lutas pessoais e chegar até ao lugar que julgamos ser nosso. Não é o melhor passo lutar como um homem lutaria. Somos mulheres, e nossas armas e recursos são de outra natureza!

No mais, homens e mulheres são iguais, todos nós almas em busca de um entendimento mais profundo e verdadeiro da vida. Mais que ser um grande homem ou uma grande mulher, tudo será melhor e mais bonito quando formos todos grandes pessoas!

Beijocas em seus corações!!!

7 comentários:

  1. Não sei se agradeço a Deus, ao César,ou ao destino. Mas, ter você por perto é uma dádiva!
    Mil beijos
    Dilza Maria

    ResponderExcluir
  2. Bjus linda, obrigada por ser minha irmã gemea, rsss...
    Eu é quem vive agradecendo por todo esse tesouro que encontrei, ainda em tempo de aproveitar e vivenciar...
    Te amo!
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Querida, vc sempre me emociona...que a vida continue a te oferecer grandes e inesqueciveis presentes.
    Diante de todo o movimento que envolve este dia, torço todos os dias, para que jamais esqueçamos a essencia daquilo que nos faz tao unicas e exatamente por isto, Especiais.
    Beijos
    Rose.

    ResponderExcluir
  4. que linda mensagem.adorei foi porito que disse ao meu marido neste dia.ser mulher e maravilhoso.bjs aurea

    ResponderExcluir
  5. Beijocas Aurea!!!
    É verdade minha querida, somos tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
  6. Soninha:
    Obrigada por suas palavras hoje e sempre.
    O seu texto me fez lembrar uma música do DJAVAN " Por ser exato o amor invade e fim...."
    Foi essa lembrança gostosa que senti.
    Grandes bjs em seu coração.

    ResponderExcluir