Vida bela ,vida louca...Não sei se levo você ou se você me leva...
Gostaríamos de crer que estamos no comando de tudo, mas não é assim. Nossos sonhos e planejamentos trafegam num "à deriva". Pensamos, e gostamos de pensar assim, que tudo segue um curso exato, e todo plano e projeto sempre chegará ao seu lugar de destino, que foi aquele que nós idealizamos.
Mas o que entendemos de destino? Que entendemos da vida? O que fazer com aquele traço de ansiedade que vive oculto em nós?
Ainda sobre o impacto da tragédia que vivemos com a queda do Air France, poderíamos nos perguntar sobre os planos que traçamos para nós e para aqueles a quem amamos, e sem dúvida seria assustador perceber a fragilidade da vida, a questão do inesperado e da mão invisível que chega mudando planos e sonhos.
Será que a vida é impiedosa?
Não creio que seja assim, ela é bela e é louca, por isso torna-se misteriosa e enigmaticamente fascinante. Neste fascínio ela tira umas coisas, nos rouba amores, nos traz o luto, nos oferta doenças e as grandes carências , simultaneamente traz o belo e criativo momento seguinte, cheio de vida e alegrias, traz a esperança dos recomeços, renova as famílias, constrói futuros impensáveis, reúne pessoas e traz esperanças de curas.
Que estranho, não?
Essa vida louca e bela, da qual nada entendemos, se curva diante do inesperado, e mesmo aquele que se sente poderoso cai de joelhos diante da surpresa que ela nos traz. Diante de uma pequena vida que nasce, o mais bruto dos seres se enternece, diante da morte só nos resta aceitarmos nossa condição finita na matéria, diante do amor verdadeiro somente a fragilidade da entrega é capaz de nos deixar capacitados para recebe-lo, quanto mais vulnerável mais amor sentiremos.
A vida é louca, não é? Cheia de paradoxais intenções. Um vento nos derruba, um abraço nos cura, quando doamos nos enriquecemos, um ato de amor nos redime, um micro organismo nos mata.
A vida é louca porque não sabemos como fazer para que ela corresponda aos nossos anseios. A vida não se deixa comprar nem seduzir. Nós é que nos enganamos com ela, achando que estamos no controle de alguma coisa.
Ao mesmo tempo a vida é bela, pois mesmo nos momentos mais dificeis encontramos no ser humano o que ele tem de melhor, sua solidariedade, amor, compaixão, coragem esperança e fé.
É impossivel entende-la...pelo menos, não pelos meios racionais. Somente confiando cegamente podemos desfruta-la, somente quando arriscamos nos perder é que achamos o caminho. Não é bela?
Nenhum comentário:
Postar um comentário