Páginas

domingo, 21 de junho de 2009

Amor






"O amor é quando a gente mora um no outro. "
(Mario Quintana
)









Mario Quintana é um de meus poetas preferidos, mais queridos. Ele parece conhecer meu jeito de sentir e de repente ao ler suas poesias encontro meus sentimentos escritos por ele, de um jeito que eu não saberia dizer, tal a simplicidade que ele usa.






Para mim o amor é isso morar um no outro, conhecer seus caminhos e seu interior. Estar ali com tal simplicidade, com tal intimidade, que mesmo ao fechar os olhos, os caminhos são de cor, de cor-ação, sem as grades da prisão.




A gente complica tanto as relações afetivas, cria tantas expectativas e cobranças e o amor é coisa muito simples, tão descomplicada, que até confunde. Mil poetas já escreveram sobre o amor, mas para mim falavam de outras coisas...de suas frustrações, de seus desejos, de suas neuras, de seus egos frágeis e sensíveis.




Pouco sei da vida, mesmo agora já estando mais madura, é impossível dizer que sei qualquer coisa com segurança. Mas algo eu aprendi sobre o amor, ele é simples e descomplicado, bem diferente do que é dito nas palavras de "amor", o amor é uma atitude que caminha livre na direção do outro, sem medo de se perder, sem medo de se entregar, sem incertezas de qualquer natureza.




O amor não se corrompe com o ego, e se por qualquer razão ele se confundir com esse obstáculo, logo recua na direção correta, é muito fácil para ele que é um destemido sentimento.


Morar um no outro, como o Quintana diz, não requer aluguel, contratos com a Caixa Econômica, nem financiamentos. Justa a morada do amor é sem cobranças e os papeis não valem para nada. O único critério que importa é a simples atitude do CUIDADO, não está escrito em parte alguma, mas quem ama cuida. Cuida de tal forma que o caminho para o outro está sempre livre, limpo e claro. Cheio de desafios e obstáculos talvez, porém jamais sem as belezas das novas descobertas.




Diferente da paixão, da piedade, da complacência, da tolerância e principalmente da esmola. O Amor é soberano, e jamais deixaria alguém com o coração em pedaços...
É difícil morar uns nos outros, é um aprendizado que requer tempo e disposição. Um dia, quando pudermos todos morar uns nos corações dos outros, teremos realizado aquilo que chamam de Fraternidade...

2 comentários:

  1. Ótimo post, e concordo plenamente com um dia, quando pudermos todos morar uns nos corações dos outros, teremos realizado aquilo que chamam de Fraternidade...


    Um abração,
    Ricardo Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo...
    O exercício é diário, muitas vezes pontuados por fracassos. Somos humanos, por isso nos resta a dor e a alegria do desafio. Um dia chegaremos lá!

    ResponderExcluir