Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O AMOR E O FOGO CONSUMIDOR...


Sempre aprendemos coisas novas, das formas mais inesperadas. Foi assim outro dia!

Conheci um senhor, que disse ser filósofo, e me falou que não existem acasos, e eu também penso assim, portanto nosso encontro meio inusitado numa loja de rua, também deve ter sido obra dos Devas.

Não sou nada chegada a conversar com estranhos, mas não tive escolha e o que se passou, na realidade não foi uma conversa, foi mais um roteiro de instruções para a vida, o que essa pessoa me falou.

Segundo ele, somo fundamentalmente constituídos de amor, verdade, justiça e caridade. Não importando o quanto pode ser confuso e gerar equívocos, para vivermos bem devemos estar dentro dessas condições básicas da vida, para só então podermos chegar a sermos considerados pessoas.

O Amor, no sentido que ele usou, diz respeito ao amor universal, um amor desimpedido de apegos e cobranças, que não apenas quer doar-se como também trabalha em função de um progresso coletivo.

A Verdade, esta amiga que anda em falta hoje em dia, deveria bastar para aplacar as duvidas e sanar as feridas, pois quando ela é proferida em qualquer situação, trazendo suas mais inesperadas consequências, traria também a paz consoladora, porque tiraria o peso das culpas que são a sombra da mentira.

A Justiça, nossa companheira de todas as horas, pois ele não se referia a justiça dos homens, é a consequência imediata dos atos de amor ou desamor, de verdade ou mentira. Para toda causa há um efeito, simples e diretamente proporcional as nossas ações, Lei de causa e efeito?!

Caridade, segundo ele mais simples, pois se vivemos no amor, e na verdade, significa que estamos acordados para nossa realidade intima e para a realidade que nos cerca. Vendo nossas próprias alegrias e misérias, caso realmente vivamos na Verdade, com certeza veremos a verdade do nosso próximo, suas dores e necessidades, sendo assim muito fácil correr para ajudar quem precisa: gente, animal e o próprio planeta.

Ele era um filósofo pacifista, e também ecológico, e eu processei tudo muito rápido, tentando escapar de um encontro não combinado, mas ele lembrava de vez em quando, adivinhando o que se passava na minha alma: Esse encontro não é por acaso...

Eu fiquei quase todo tempo muda, ouvindo e me perguntando ao mesmo tempo, Sonia, porque essas coisas acontecem com você? Então ele falou, para concluir nossa conversa, quase que como respondendo ao que minha mente disse...o importante é não esquecer, que ou estamos no amor, ou no fogo consumidor!

Quando estamos no amor, nosso sistema se equilibra e a vida flui num ritmo de saúde, paz e harmonia. Quando estamos no amor, eu concluo por ele, estamos mais próximos de nossa essência que também é verdade, vive dentro da lei de causa e efeito (portanto , justiça) e caridade. Todos conhecemos exemplos disso, M L King, Madre Teresa, etc. Sabemos que é possível, embora difícil sair do próprio mundinho para olhar ao redor e deixar-se tocar pelo amor que está em tudo e em todos.

Quanto mais nos afastamos disso, mais somos consumidos pelo fogo destrutivo das doenças da alma. Todos os tipos de transtornos físico e emocionais, o isolamento, as paixões de baixo nível, maldade, o orgulho e a vaidade, vingança. Se você quer saber se o inferno existe, esta aí a resposta! Este é o Fogo consumidor...

Se vocês estivessem lá, talvez achassem o filósofo um tipo maluco, quando a conversa começou, sem que eu tivesse incentivado isso, também achei. Depois fui entendendo que realmente ele era um tipo "maluco beleza", assim como eu mesma sou, e outras tantas pessoas que conheço, que insistem em acreditar que a vida pode ser melhor do que é, se ousarmos crer nos valores humanos positivos: Amor, verdade, justiça e caridade, e as que eu pessoalmente gosto muito, primas das outras, gentileza, compaixão, generosidade, respeito, etc...

Depois desse dia, me faço esta pergunta de vez em quando, estou no amor ou no fogo consumidor, e ai, procuro ajustar meus sentimentos procurando um estado de paz interior. E você, onde está? Beijocas em todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário