Páginas

terça-feira, 3 de março de 2009

Vinhos, Pessoas, e a arte de transformar-se...




Você gosta de vinho?
Eu gosto. Vinho branco, de preferência um Sauvignon Blanc, bem leve e bem gelado...
Dos tintos eu gosto de ver a cor...uma cor inexplicavelmente bela! E quando se mexe a taça?!
Eles deixam aquele lastro tinto , fios de vida, cor das entranhas da terra...
Se você nunca foi a uma vinícola, vá na primeira oportunidade, e nunca mais uma taça de vinho será a mesma coisa...
É lindo ver as videiras todas enfileiradas, as filas se perdem ao longa da vista. Todas cuidadas de um jeito tão especial, como se quem cuidasse lhes conhecesse individualmente.
Depois tem a colheita, o jeito certo de retirar os cachos e transporta-los até o produto final apresentar-se para a degustação.
Eu não entendo de vinhos embora os aprecie. Mas quem entende, diz que ainda na taça eles continuam "trabalhando"...até chegar ao melhor de si.
Vinhos tem "alma", "respiram" e "tem personalidade"!
Agora, uma coisa que eu não sabia e aprendi, é o que faz determinados vinhos serem tão bons, chegar a seu ponto de excelência.
Pasmem: São as dificuldades...é isso mesmo...
Para alguns vinhos quanto mais acidentado for o terreno, cheio de pedregulhos e obstáculos, sobrevivendo as duras experiências climáticas, tendo que enfrentar um alto grau de acidez do solo, eles se tornam melhores.
A uva precisa deste esforço para se tornar de qualidade e "trabalhar" para vencer os obstáculos, as intempéries e chegar ao seu melhor formato...
E as pessoas?
Tantos anos trabalhando com pessoas e não me atrevo a dizer que as conheço!
Mas, ao ouvir a explicação do Vinicultor, não pude deixar de ver as semelhanças...
Vinhos, pessoas, talvez tudo na natureza siga esse mesmo ciclo de esforço e crescimento, porém só nós os humanos, é que reclamamos disso.
Experimente dizer a alguém que uma crise pode deixa-la melhor pessoa ou que uma dificuldade pode trazer crescimento!!!
Diga a alguém ansioso por resultados, que ela terá que esperar um ciclo de maturação para chegar ao seu melhor formato...
Experimente falar sobre o esforço que algumas situações exigem da gente, quando a pessoa já se sente totalmente esgotada pelo cansaço...
Vinhos e pessoas podem azedar e virar vinagre,
vinhos e pessoas precisam de cuidados especiais durante o processo de maturação,
vinhos e pessoas tem uma singularidade própria,
vinhos e pessoas precisam de desafios para encontrar a excelência,
vinhos e pessoas precisam transformar todo este processo de alquimia, em arte.
Bom, toda vez que tomo uma taça de vinho, penso no trabalho que deu até aquele ponto do vinho chegar a minha mesa e me presentear com seu bouquet único.
Penso nas mãos que araram a terra, no solo abençoado pelos elementais que lhe trouxeram vida, nas muitas pessoas que contribuiram para que esse momento se torna-se único e tão especial para que pudessemos desfruta-lo!
Assim também me sinto diante das pessoas que venho a encontrar...suas histórias de vida, as marcas em seus rostos, o que sua alma revela quando eu consigo captura-la com meu olhar...
Vinho Branco, o meu favorito tem um tempo de duração bem curto. Eles não suportam as variações ambientais por muito tempo.
Mas de um modo geral vinhos e pessoas melhoram com o tempo, vão se transformando lentamente, até chegar a ser algo raro e especial como a maioria das pessoas que tenho como amigas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário