Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

COERÊNCIA!

Existe uma grande dificuldade em ajustar o que se diz, o discurso que carrega a mensagem dos nossos propósitos, com as nossas ações.

Dizemos uma coisa, fazemos outra...

Nossas intenções caminham numa direção e as ações em uma outra. É como se um pé nos levasse para um caminho e outro para um caminho diferente.

Se os pés estão seguindo direções diferentes, para onde iremos?

Para onde iremos se nossas intenções, discursos, promessas, palavras, valores, proclamam uma coisa e nossas atitudes soam contraditórias?

Em graus variados, todos nós trazemos em nosso íntimo um repertório de contradições entre nosso discurso e nossas ações.

Exemplos? São muitos...Dizemos que o preconceito é um absurdo mas nos pegamos em atitudes preconceituosas, achamos que devemos seguir o coração mas na contabilidade diária jogamos nossos sentimentos no lixo, falamos no amor mas praticamos a guerra, falamos de um mundo melhor e de uma natureza preservada mas tanta sujeira é jogada no chão!!!

Falta coerência, falta verdade, falta ajustar os dois pés na mesma direção para podermos evoluir.

Recebi um e-mail que falava de um propósito indígena: Por-as-palavras-a-andar...que significa agir de acordo com o que se fala...na psicologia usamos uma expressão "congruência" que quer dizer a mesma coisa.

Quando somos congruentes e pomos as palavras a andar nossa vida se enche de sentido e coerência, harmonia e leveza, saúde e paz.

Não importa o tempo que leve, vale a pena ver se nossas palavras e nossas ações estão nos levando para o lugar desejado, caso contrário corremos o risco de ficar atolados no fundo de um poço, ou verificarmos que andamos em círculos feito tolos sem chegar a lugar nenhum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário