Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2009

Flexibilidade


"Quando nasce, o homem é fraco e flexivel.
Quando morre, é forte e rígido.
A firmeza e a resistência são sinais de morte.
A fraqueza e a flexibilidade, manifestações de vida"
Lao Tsé, Tao Te Ching
.....Já tinha pensado nisso?!
Bem devagarinho, vamos deixando para trás a leveza e a flexibilidade. Vão ficando no passado também, o riso solto, as brincadeiras, e o entendimento espontâneo de que não precisamos acertar sempre.
Acho que ainda é possível lembrar do tempo em que um tombo, desde que não machucasse de verdade, virava motivo de muitas gargalhadas!
Ainda hoje gosto de ver como as crianças são inteligentes e sábias quando brincam e teatralizam seus sucessos e derrotas, muitas vezes fazendo os dois lados da mesma brincadeira, e conseguem se divertir tanto com isso!
Elas brincam e são felizes, levam a serio a brincadeira, mas sabem que estão brincando. Tem o domínio do jogo, mas sabem que é só um jogo. Levam tudo a sério, mas divertidamente saem e entram dos muitos papéis que precisam desempenhar.
O que acontece depois?!
Muitas coisas acontecem depois...e nem todas tão boas assim!
Parece que a maioria de nós esquece que é só "uma brincadeira" e acaba se levando a sério demais.
Temos metas a alcançar, satisfações a dar mais aos outros do que a nós mesmos, títulos a colecionar, impressões a causar no ambiente, opiniões formadas sobre quase tudo, uma personalidade para impressionar, e agora, parece que medimos sempre menos que o "outro". É cansativo, competitivo e cheio de desamor.
Fico chocada com os adolescentes que são massacrados pelo desempenho e sequer tem a chance de deixar seus sonhos brotarem para escolher um caminho de vida, lamento ver as pessoas sacrificando a saúde em prol de projetos de vida equivocados e mesquinhos...é tão estúpido quanto ter que "lutar" pela paz. Que coisa é essa?
Não tenho respostas, mas as vezes até a auto-estima, que deveria ser algo natural ao ser humano, tornou-se produto de consumo, e o simples fato de não estarmos felizes com o que somos, torna-se um problemático caso de menos valia.
Vamos combinar: É impossível agradar a todos, e as vezes a gente sequer sabe direito o que quer da vida num certo momento. Tudo bem, pode ser assim...
Não existe nenhum campeonato oficial para super herói no planeta. Somos muito limitados e ao mesmo tempo incrivelmente potentes e criativos.
Temos sementes de alegria e dor, e duas mãos e o solo fértil da mente para planta-las...a maioria das exigências, competições e obscuridades estão mesmo dentro de nós, contorcendo nossa frágil noção do que somos e do que podemos.
Se você deseja estar mais vivo do que morto, mais flexível do que rígido, mais potente do que impotente, manifestando mais a vida do que a morte, é muito simples!
Respire, relaxe, e torne consciente para si mesmo que sua importância é ao mesmo tempo ilimitada, pois seu papel no plano cósmico é único, e ao mesmo tempo insignificante, pois além daqueles que te amam, há pouquísima gente prestando atenção em você, e talvez esses não valham o valor todo que você lhes atribui...
A vida passa rápido, e sendo flexíveis chegamos mais longe com melhores condições. Por isso vale a pena admitir os erros, pedir desculpas, perdoar a si e aos outros, curtir a vida, amar muito a tudo e a todos e no fim poder rir de si mesmo...
Beijocas e LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário