Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Caminhos difíceis!!!


Nossa vida é feita de caminhos e escolhas...
Algumas são tão simples e rotineiras, que sequer nos damos conta delas durante o dia. Apenas vamos seguindo no piloto automático e nem sentimos o peso de nossas decisões ou pouco nos importamos com os resultados.
Sem perceber escolhemos um caminho, algo resultou disso e nos afetou diretamente, ou afetou o nosso próximo ou nosso ambiente.
Fazemos isso um milhão de vezes sem nos dar conta, quando escolhemos a roupa que vamos vestir, o prato que vamos comer, a tarefa que vamos fazer, se ficaremos descansando ou se vamos sair a rua para compras no mercado, se estudamos ou lemos um livro, o modo como interagimos com os outros... uma infinidade de situações.
Essas coisas aparentemente simples não nos exigem muito e estão dentro de um modo "econômico" de decisões, embora ao longo de uma vida a gente acabe se deparando com os resultados e pagando o preço da distração e da falta de consciência.
Porque será que optamos de forma tão mecânica e fazemos de tudo para minimizar a necessidade do esforço nas nossas ações e decisões?
Porque insistimos em escolher o caminho mais fácil, embora ele nos leve sempre aos territórios mornos do já conhecido?
Porque nos encolhemos e nos deixamos levar pelo já habitual e acomodado jeito de viver, muitas vezes repletos de infelicidade e dor?
Poderia dar a vocês muitas respostas.
Culparia a ansiedade, que é como um tigre solto em nossas emoções, ou diria que a culpa é do cérebro que se acomoda em sua fisiologia e age robotizadamente, ou culpar o social, sei lá...
Não vou culpar a nada nem a nós mesmos, agimos assim hoje, poderemos mudar se quisermos.
Mudar tudo? Todo nosso jeito de agir e sentir?
Alôooooo, vamos com calma, mude coisas pequenas, mas ouse mudar sempre, devagar e sempre, naquilo que for possível...
Se for muito difícil para fazer as mudanças, peça ajuda!
Vou deixar uma sugestão!
Achei um pensamento de Kierkgaard (Filósofo Existencialista) que adorei, e acho que pode ser um estímulo para que tomemos um pouco de coragem para sair de nossa zona de conforto absoluto:
"Não é o caminho que é difícil. Pelo contrário, o difícil é que é o caminho."
Achei que vem a ser uma inspiração para quem deseja crescer.
As vezes sofremos tanto e resistimos tanto às mudanças, que nem nos damos conta que ficar onde estamos pode ser pior do que escolher o "difícil".
O difícil assusta, porque promove um estado de desiquilíbrio, mas nem todo desiquilíbrio resulta em queda...pelo contrário, pode nos dar condição de ver as coisas por outros angulos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário