Páginas

domingo, 8 de fevereiro de 2009

FELICIDADE...MINHA ALMA É UMA FELIZ CIDADE!!!


A felicidade sempre esteve no centro das questões filosóficas, ocupando lugar de destaque, levando a grandes momentos de reflexão sobre o que é, ou o que não é, como se chega lá...infinitas questões e visões religiosas e culturais definem e dissertam sobre o tema.
Há quem diga que é impossível ser feliz, outros dizem que somos felizes e não percebemos, de modo que só percebemos a felicidade quando a perdemos.
Percebo que muitos confundem a felicidade, que é um sentimento com a alegria, que é uma emoção, e basta que a alegria ou a euforia se afaste para que a pessoa se sinta desalojada e distante da felicidade, então perceba essa mudança de afetos como o prenúncio de tristeza ou depressão...
Tem gente que acha que é possível compra-la, outros se acham responsáveis pela felicidade alheia, e tem gente que passa a vida inteira esperando que alguém o faça feliz ou pior ainda, que não nasceu para ser feliz!
Mas será que é possível nos entendermos com a felicidade, será que conseguiremos um dia encontrar o caminho que nos leve até ela, o que pode ser mito ou verdade sobre a tão desejada e querida felicidade?
Deixando todo o romantismo e todas as teorias que versam sobre o assunto, gostaria de trilhar um caminho talvez menos glamuroso, porém que cativa pela sua simplicidade: A felicidade é uma escolha e um trabalho pessoal!
Há um Filósofo que nos apontou esse caminho quando afirmou que a felicidade é uma porta que se abre para dentro, então é algo que não depende dos outros e sequer de acontecimentos ou eventos extraordinários.
Dentro da visão oriental encontramos algo parecido, como se a felicidade fosse um estado natural do ser, que já está ali dentro de nós, e só nos bastasse realiza-la.
Nossa cultura distorceu essa realidade e fomos levados a crer em um "estado a mais para ser adquirido e consumido" só bobagens e desapontamentos gerando mais frustrações e crises, levando a um papel de passividade e imobilidade diante da dor e da vida.
Felicidade é uma construção árdua, pois aos poucos nos perdemos do nosso estado natural, precisamos foco e disciplina para buscar este estado não elaborado e redescobrir o prazer nas coisas simples do cotidiano, reaprender a ouvir a voz interior e respeitar os ciclos internos dos nossos desejos e necessidades, reaprender a silenciar para ouvir o coração, e assim aos poucos vai se remontando o mapa da Feliz Cidade, rsrsrs...
Desfeita as ilusões, resta-nos o trabalho! Não há vida sem problemas nem problemas sem solução, ninguém passa pela vida ser viver inúmeras crises e a maioria delas nos leva a um patamar de maior excelência, não somos vitimas de nada, somos atores ou co-autores de nossa condição atual, e sempre nos resta a chance de aprender com a vida.
Enfim, felicidade é uma condição de tomar a vida nas próprias mãos e não se confundir ou se perder na propaganda enganosa que anda por aí, é simples questão de atuar com coragem e assumir deliberadamente aquilo que já é nosso por condição. Beijos, boa sorte e...um trecho do poema de Fernando Pessoa.
"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. Fernando Pessoa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário