Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ACEITAÇÂO : SÓ O AMOR PODE CURAR O EGO CORROMPIDO PELO MITO DA PERFEIÇÃO



Aceitação

"A coisa que é realmente difícil, e realmente incrível, é desistir de ser perfeito e começar o trabalho de se tornar si próprio." Anna Quindlen

A gente se confunde com essa coisa de ser o melhor que se pode ser, e ser perfeito...

Porque isso acontece? Difícil decidir o que nos leva a ter cobranças tão exigentes sobre os outros e sobre nós mesmos.

Talvez fosse certo dizer que para cada um de nós há um motivo, algo que nasce no seio daquilo que nos constitui como indivíduos, então, para cada pessoa uma história diferente...

Mas sinto, ou melhor, aprendi através dos muitos contatos terapêuticos que tive até hoje que existem coisas que são mais ou menos comuns nas nossas histórias de vida.

E para o desgosto de alguns, somos muito mais parecidos do que originais e nossa originalidade por incrível que pareça só surge depois que criamos coragem de ousar fazer coisas que passamos a vida toda temendo ou detestando, coisas as vezes muito simples mas que não caem bem no gosto da família que temos, ou dos nossos tais amigos que só nos amam se formos o que eles desejam.

Tenho a impressão que em algum momento entre nosso nascimento e algum ponto mais adiante algo se corrompe e a gente se trai, transformando o jeito original de SER, que naturalmente precisa ser orientado e encaminhado para o crescimento em alguma coisa desajeitada e errada que precisa atingir a perfeição para que possa ser amado.

Sabe aquela sensação que a gente sente de não estar fazendo o suficiente, ou por melhor que se faça ainda não está bom, ou a preocupação com o "ar" satisfeito do outro ou do sorriso de aprovação ? E aquela dúvida cruel e secreta de que todo mundo é melhor do que a gente, mais esperto, capaz ou desembaraçado, inteligente, bonito...?

E a culpa que vem junto com isso, você já sentiu?...

Pois é, em algum desses itens a gente se encontra inserido, em maior ou menor grau estamos nesses exemplos, com um grau maior ou menor de culpa vivemos nos esforçando para alcançar um desempenho em que os tais aplausos imaginados possam ser ouvidos, e provavelmente eles nunca virão.

Há quem passe a vida inteira se esforçando para ser o queridinho(a) da mamãe, do papai, do chefe, do professor, dos amigos, dos filhos e netos, UFA!!!

Em quem vamos por a culpa?! Na cultura, na sociedade de consumo, nos pais, no insuportável colégio em que estudamos e nos encheu de um espírito competitivo destrutivo, em nós mesmos?

Minha sugestão: SE VOCÊ JÁ PERDEU MUITO TEMPO COM ISSO, DEIXE OS CULPADOS EM PAZ E TRATE DE MUDAR !!!

Fazemos tanto esforço na direção errada, e ninguém nos avisou que a perfeição é um mito, uma fábula criada para motivar de forma equivocada o crescimento dos pobres mortais humanos.

Isso é parecido com vender a alma para o Diabo, deixamos de ser nós mesmos, paramos de fazer o difícil trabalho de auto descoberta e ficamos buscando o aplauso que nunca virá.

É a corrupção de nossa verdadeira vocação e o aprendizado do desrespeito pessoal.

Cada um de nós vem ao mundo com seu Karma próprio e sua importância, todos temos uma função particular que se cumpre plenamente quando vivemos no amor e no respeito ao próximo e a nós mesmos.

Do gênio da tecnologia ao analfabeto que trabalha na simples lavoura, todos sem distinção garantimos uns aos outros a possibilidade de sobrevivência e crescimento pessoal e afetivo.

Não há gente perfeita por ai, simplesmente gente que chegou aqui para viver a própria vida, experimenta-la ser acolhido por quem chegou primeiro e depois preparar a vida para quem virá depois, simples e descomplicado...

Deixo minha sugestão: Só o Amor pode curar um ego corrompido e violentado pelo perfeccionismo exigente. Ame seus erros de tal forma que eles possam encontrar seu lugar e deixar de ser assim.

A violência nunca foi um bom método para educar, não funciona com os outros e não funcionará com nós mesmos...e se você deseja se "esforçar" para ser você mesmo, cuide-se para que o esforço seja guiado pela consciencia e pela gentileza e não pela obrigação de ser. Beijos e bom Carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário