Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

EU e TU...a dialética do respeito!




Como posso ver o outro se não consigo me enxergar?
A vida não é nada fácil, cheia de desafios, testes, encontros e desencontros. Principalmente no que diz respeito ao encontro entre a pessoa e si mesma e a pessoa e os outros. Conhecer alguém e relacionar-se é uma verdadeira viagem na qual muitas vezes entramos sem bússola e sem mapas. Então como seguir por essa estrada sem roteiro prévio e chegar vitorioso ao final feliz? Como pegar o roteiro que alguém já usou e deu certo para a sua viagem que é sempre inédita, diferente da do outro. Este é o desafio! Nas viagens comuns, urbanas ou para um país estrangeiro usamos os habituais artifícios: Levamos mapas, caprichamos numa língua estrangeira e nos guiamos por placas sinalizadoras nas estradas. Mas nas relações humanas, como pode ser essa viagem cheia de sinais equivocados, letreiros incompletos, mãos em vias que mudam sem aviso prévio. Esses sinais são indício de fracassos eminentes.
Na viagem para dentro de si, o Eu, e para encontrar o outro, o Tu, só há uma via possível, buscar dentro do próprio coração as vias certas, e munido destes elementos com amor e respeito aprender como se chega ao outro. E como se faz isso?
Com amor e respeito, com paciência para ouvir o que temos a dizer a nos mesmos e ao outro. Em relação ao outro se dá a mesma coisa, muita paciência e amor, e a humildade necessária para perguntar ao próximo como se chega lá, e com muito respeito alcançar a verdade do outro. São perguntas e mais perguntas, e suas respostas, que numa linguagem técnica chama-se DIALOGO!!!
Esse é o verdadeiro desafio do homem, transformar a relação entre pessoas em verdadeira relações humanas, onde possa existir entre todos a experiencia rica e significativa do ENCONTRO! Paz e Luz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário