Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cuide do seu jardim...Ame seu jardim

Inicio de ano, olhamos ao nosso redor, e o que vemos?

Nossa vida não é mera poesia, sequer conto de fadas no dia à dia. É muita luta e esforço, muita dedicação para poucos resultados, muita entrega para pouco retorno, um trabalho árduo para pouca recompensa, batalhas diárias contra carências e tristezas, lutas contra as muitas derrotas que sofremos, lágrimas sobre os sonhos que se perderam pelas duras circunstancias da vida, não é só poesia nem sorrisos. Mas é a vida que temos, comparo-a a um jardim, onde o jardim ao lado sempre nos parece mais bonito.
Meu avô João trabalhou muito tempo num horto, e eu apaixonada que era por ele, não perdia uma oportunidade para estar junto. Ele sabia cuidar das plantas e da vida com grande habilidade. Depois que ele construiu uma casa nova para minha avó, chegou a hora de fazer um jardim, e ele me deixava ficar entre a confusão da obra, ali sentada admirando, aquilo que aos poucos foi se arquitetando diante dos meus olhos. Tudo parecia um caos, e os jardins em torno do nosso eram mais bonitos. Mas aquele era o jardim do meu avô...e eu esperei.
Nossa vida também é assim, quando passa por mudanças, de inicio parece um caos, cheia de escombros e lixo, tal como aquele jardim, revirado entre pedras, terra, mudas de planta, matos arrancados...
Meu avô trabalhou com muita paciência e afinco durante meses, e devagar, o entulho foi saindo, e os buracos cavados no chão foram se transformando em canteiros, com sua terra escura e fresca cheia de pequenas plantas muito miúdas e sem graça. Eu queria saber porque ele não trazia as plantas grandes e já com flores, mas ele dizia que não adiantava, ela iriam cair, e ele estava preparando a terra, e queria vê-las crescer...
A gente também vai descobrindo isso aos poucos na vida, não adianta apressar o amadurecimento das coisas, nem se revoltar contra a nossa própria natureza. Nosso crescimento é lento, mesmo quando é bem cuidado, e continua pela vida sempre. É difícil, mas necessário respeitar os ciclos da vida, eles vão nos dizer quando estamos prontos, se desrespeitamos isso geramos desamor e sofrimento.
Aos poucos, ao passar das estações as pequenas plantas foram crescendo, e os canteiros ganharam arremates e contornos, minha avó pediu para plantar as violetas embaixo das plantas maiores, logo as lindas violetas...mas, era para que elas pudessem ficar protegidas do sol e vivessem melhor, de acordo com a sua natureza. Meu avô, fez milagres no jardim, enxertando flores de cores diferentes, e fez em um mesmo pé ter três tipos de hibiscos...
Não se pode ter um jardim bonito, nem uma vida boa e feliz, se não houver um cuidado, uma disciplina cuidadosa, um olhar atento ao que precisa ser tratado. Nós e o jardim somos vida, precisamos de cuidados amorosos, para que sejamos o melhor que pudermos ser, o mais aconchegante que pudermos ser.
Não pude desfrutar do convívio com meu avô por muito tempo, mas seu jardim ficou muito lindo, e quando ele partiu, havia um canteiro florido de Copos de Leite, totalmente abertos naquela noite e vivos na minha memória até hoje, como um símbolo do esforço que é preciso fazer para construir algo que seja o mais belo para nós, e para quem amamos.
Hoje, me empenho em plantar o jardim da minha vida, e sou uma colaboradora no jardim dos outros. Posso afirmar que cada jardim, como a vida de cada pessoa tem a principal beleza vinculada a sua singularidade, a jeito próprio de cada um de nós. Muitas vezes achamos o jardim do próximo mais bonito, mas é uma ilusão crer que se tornou assim por acaso, ou pura sorte. Talvez não seja tão belo assim, ou você estava distraído e não viu o trabalho que deu para ficar pronto!
Mas para terminar, só quero deixar registrado que é perda de tempo olhar o jardim alheio e ficar se lamentando pelo que você não tem. Todo belo jardim se não for cuidado fica em ruínas, e todo jardim em ruínas pode ser lindo um dia, trata-se de ser humilde o bastante e aceitar que nem o jardim, nem nenhum de nós é uma obra completa, portanto cuide do seu jardim...ame seu jardim...bjus





2 comentários: