Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FRASE QUASE INUTIL 1: Cavei, cavei, cavei e continuarei cavando. Isso não é romântico mas é muito profundo.



(AS VELHAS QUESTÕES SOBRE O QUE É PROFUNDO)

O que é profundo?
Para mim é uma coisa, para voce é outra.
Quando comecei meu trabalho como Psicoterapeuta há muitos anos atrás, me diziam que a linha terapeutica que escolhi não era profunda, que profundo era pesquisar o inconsciente!
Independente de todo o progresso que houvesse na vida dos clientes, não parecia válido, porque ficava "algo" sem ser resolvido, e nessa época acreditava-se que o "sintoma" voltaria em outras expressões!
Bom, o tempo passou e concluimos que "profundo" não era um lugar só alcançado pelos profissionais predestinados, e que uma pessoa que alcança o sentido do "curar-se", e sente-se bem consigo mesma, vale mais do que qualquer suposta profundidade teórica!
Sobre o amor também correm esses mitos: O que é amor profundo?
É um amor que é declarado aos quatro cantos do mundo, pelo qual se pode morrer, ou isso é apenas paixão passageira, caso de uma convulsão emocional, que não nos deixa ver o tamanho do buraco, pois a miopia afetiva turva os sentidos?
E as palavras profundas?
Há gente que é muito "profunda" nas palavras, mas discurso não constrói a realidade dos fatos. Esse tipo de gente tem discursos elaborados, bem estruturados, mas são incapazes de estender a mão na hora que o outro precisa.
Me faz pensar que profundo é o buraco de sua própria vaidade intelectual!
Espiritualmente falando, creio que aqui moram os piores perigos, pois atrás da "profundidade espiritual" de muitos iniciados e sacerdotes, esconde-se a face deformada sa soberba,  da arrogancia e da vaidade.
E a caridade coitadinha, que não se junta com a feiura, sai correndo do convívio com essa gente, deixando o amor crístico à leguas de distância.
Pois bem: Cavei, cavei, cavei e continuarei cavando. Isso não é romântico, mas é muito profundo...essa é uma frase de bar, coisa para depois de três cervejas...
O pior é que muitas vezes levamos muito a sério determinadas figuras que surgem com a tal da profundidade para nos impressionar.
Da próxima vez, veja se o tamanho do buraco é romantismo, falácia ou o sujeito da questão não passa de um Tatu...
Se existe de fato algo para aprofundar é o caminho para dentro de si mesmo, e olha, o caminho não é para baixo, e sim para cima, na busca iluminada de novos horizontes, e isso nada tem de romântico ou sobrenatural, é puro esforço pessoal.

Cave, cave bastante na busca de si mesmo, se ficar difícil conte com a ajuda de Deus, amigos sinceros, amores, profissionais qualificados, tudo que estiver disponível e for do bem...

Boa sorte!





Nenhum comentário:

Postar um comentário