Páginas

domingo, 8 de novembro de 2009

A PALAVRE É DE PRATA, E O SILÊNCIO É DE OURO...



Lutar com Palavras é a Luta Mais Vã


Lutar com palavras é a luta mais vã.
 Entanto lutamos mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.
 Algumas, tão fortes como o javali.
 Não me julgo louco.
Se o fosse, teria poder de encantá-las.
 Mas lúcido e frio,
 apareço e tento apanhar algumas para meu sustento num dia de vida.
 Deixam-se enlaçar,
tontas à carícia e súbito fogem e não há ameaça e nem há sevícia que as traga de novo ao centro da praça.


Carlos Drummond de Andrade, in 'Poesia Completa'

...................................................................................................................................................................

Já dizia minha avó, o silêncio é de ouro!
Mas você já experimentou calar em sua boca algumas palavras que vem com a violência de um javali, ou venenosas como uma serpente, ou ainda gélidas como uma nevasca, descontroladas como uma bala perdida, ou perigosas como uma praga rogada?
Garanto que sim! Faz parte da experiência humana ter que lidar com a emoção e a explosão, as vezes um tanto descontrolada, que atingem nosso cerebro descarregando nas palavras sua carga de tensão.
Nem sempre conseguimos, não é?
Ofender, agredir verbalmente, caluniar, rebaixar, vingar, dar o troco...para que?
Depois, geralmente tarde demais vem o arrependimento, a culpa e a dor por ver o resultado dolorido das tristes consequências, mas já não tem mais jeito!
As palavras duras já foram concretizadas na fala, e lá estão seus resultados amargos jogados ao vento, lançandos no solo do coração de quem as ouviu a triste semeadura de flores negras.
Pedir desculpas adianta?
Muitos dirão que não! Que já não adianta mais...não sei, talvez não conserte o estrago total, mas pelo menos demonstra um reconhecimento da dor que foi causada.
Mas o que mais me espanta é que na mesma proporção que é tão fácil ferir e magoar, usar das palavras como artifício de guerra e de destruição, é inversamente tão difícil usa-las para construir o bem e o bom falar!
Pequenas palavras que se transformam em gentileza, geram momentos de serenidade e esperança, regam corações destruidos pela dor, curam com palavras de alegria, elogiam, poetizam, amam...precisam de coragem e humildade para sairem  de dentro de nós.
Hoje, olhando em torno de minha vida, cada vez mais entendo a minha avó: Se for para lançar qualquer coisa ao vento, que seja boa e que valha a pena, pois o vento acaba nos trazendo de volta o que nele jogamos. Caso contrário, ainda de acordo com sua sabedoria de mulher simples, eu prefiro me calar, pois o ouro da minha Paz não é para ser disperdiçado.
Opa, você está achando que consigo ficar sempre calminha assim?
Claro que nem sempre consigo agir assim com tanta coerência, mas tento fazer disso algo concreto em minha vida, e hoje, quando entro em alguma situação desconfortável, algo em mim vai se ajeitando e já consigo encontrar um lugar mais tranquilo antes de soltar meu javali furioso na direção de alguém, rsrsrs...
Mas viver é aprender, e quando queremos de fato mudar algumas coisas em nós , é preciso algum esforço e determinação para que isso aconteça!
Se voce acha que tem sido muito duro ao falar, aproveite e comece a melhorar isso hoje, dizendo alguma coisa boa para alguém.
Já pensou passar a vida inteira se justificando, dizendo que voce é mesmo assim! Não dá não é?
No mínimo, aprenda a calar-se, respire fundo e se pergunte se daqui à trinta minutos você ainda diria o mesmo?
Boa semana, com boas palavras. Palavras de paz, constroem relacionamentos sadios.
Beijos

2 comentários:

  1. Agradeço por isso minha linda! agradeço por estas palavras. Foi de uma sabedoria que me calou fundo, bjs. Ramona.

    ResponderExcluir
  2. Querida Ramona, acho que estou virando Cigana de sangue, rsss... Me veio aqui no ouvido, que é melhor calar as palvras do que ter que morder a lingua...Beijos

    ResponderExcluir