Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TRANQUILIDADE ESTÁVEL: SUTRA 1




Você se considera uma pessoa calma, harmónica, equilibrada, tranquila...?

Para a maioria de nós a resposta será NÃO!

Essas qualidades são jóias que gostaríamos de ver dentro de nosso baú, mas geralmente estão bem longe de nossa realidade cheia de estresse e desgastes.

O que pretendo fazer a partir deste Post é colocar disponível para todos os amigos, alguns tópicos de uma aula que demos no 3º grau da Fraternidade Iniciática da qual faço parte.

Levei um tema para o grupo, cujo texto inicial era: Yoga Sutra, as sete chaves para praticar, (do Swami Jñaneshvara Bharati) e a partir desse texto pudemos discutir algumas questões que considero de grande utilidade para quem deseja fazer mudanças em sua vida, de modo a ter mais alegria e saúde.

Os Sutras são escrituras que contém a semente de um ensinamento, e o Yoga Sutra contem em seus capítulos , muitos desdobramentos que pretendem orientar e ajudar as pessoas a alcançar um estado de auto realização.

O que pretendo aqui é que cada semente possa ter a chance de germinar, trazendo pela simples observação das emoções, algum tipo de fruto que seja saboroso ao nosso paladar.

Nos acostumamos com o que é ruim, com o mal estar emocional, com a falsa crença de que "somos assim mesmo", e levamos a vida e sua naturais dificuldades acrescentando a ela o "imposto" emocional, pelo simples fato de que não sabemos dizer NÃO a tudo que nos invade a mente e o coração.



O Primeiro Sutra selecionado pelo Swami foi este: FAÇA ESCOLHAS QUE LEVEM A TRANQUILIDADE ESTÁVEL.

Voce pode estar até pensando: Mas isso é obvio, esse Swami e os Sutras estão chovendo no molhado, e a Sonia resolveu brincar com a gente, rsrsrs...

Mas eu posso assegurar que na nossa vida, envolvidos nas questões pessoais e sem a pratica desse Sutra, nossa vida pode se tornar insuportável.

Precisamos da prática que ajuda a tomada de consciencia, para que depois de um tempo seja natural em nós a capacidade de fazer escolhas equilibradas, de modo a contribuir positivamente para o bem estar e equilíbrio próprio.

Fazemos escolhas por vaidade, por exibição, por capricho, por raiva, para competir com alguém, por vício, e sequer nos damos conta das consequencias que virão a partir de uma escolha insensata.

Vou dar um exemplo material: Desejamos uma casa com picina. Simbolo de status, etc...Imaginamos no verão como será nossa vida. Todos querendo estar em nossa companhia (da picina) etc...O tempo passa, e a picina suja, as pessoas incomodam, ninguem ajuda na hora de aspirar, etc, um inferno, e lá se vai a tranquilidade!!!

A proposta é simples: Faça escolhas que te levem a uma tranquilidade estável!

A proposta do Swami não envolve um yoga complexo, na realidade é muito simples e me surpreendi, por ser algo que uso frequentemente na prática do consultório.

Quando estiver decidindo, optando por situações em sua vida, pergunte-se: Isto é útil ou inútil? Estou indo na direção correta ou errada?
Deixo mais duas sugestões: Como me imagino daqui ha algum tempo depois de ter tomado essa direção? Se eu esperar mais um tempo, minha escolha ainda será essa?

Esses são pequenos toques para ajudar a viver melhor. Buscamos um planeta pacífico, mas somos violentos e agimos contra nosso bem estar, pelo menos vamos buscar um coerencia entre o que desejamos e como agimos!

Boa prática, e felicidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário