Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PARE DE CHORAR AS PITANGAS, PORQUE EXISTE UM MUNDO NOVO NASCENDO BEM AGORA!




Que faço para ter a mais larga visão das coisas e do mundo em que vivo, se para falar a verdade, tal qual uma avestruz me pego procurando o buraco mais próximo para enfiar minha cabeça dentro?


Ah gente, vou dizer uma coisa, palavras são fáceis, mas atitudes é que são o problema. Se vivêssemos de discursos seria uma maravilha, principalmente para nós, os terapeutas, acostumados com o uso da palavra, que serve como ferramenta de trabalho...mas não é bem assim que acontece, pois como dizia vovó, na casa do ferreiro, o espeto é de pau!

Desse mal todos sofremos, as palavras vão para um lado, e as atitudes vão para o outro, e muitas vezes ser avestruz é uma maravilha. A gente fica por lá, fazendo aquela cara de paisagem e esquece como a vida pode ser trabalhosa e complexas as soluções para nossos problemas, ui!


As vezes mudar uma atitude, um hábito, um vício de pensamento, é tão duro quanto mudar uma montanha de lugar. A gente fica ali atacando o problema como se ele fosse uma rocha, um muro e nossa visão de avestruz nos indica invariavelmente uma solução equivocada e distante de nossa alma. Interessante, não é?


Como observador distanciado a gente até pode falar isso, mas como a pessoa em questão, que se desespera com suas dificuldades, não tem graça nenhuma!!!


Não temos formulas, bem que eu gostaria...já pensou, solução em pílulas para todas as nossas dificuldades? Nem mesmo as melhores tecnologias da bioquímica são capazes de vir com as verdadeiras respostas de nosso mais profundo ser, nossas questões mais intimas sempre serão enigmas que se abrem no tempo certo para ser respondido e decifrado, sabe-se lá com que tipo de ajuda.

Ficar fantasiando assim tem um gostinho de infância, de soluções mágicas, a gente sabe que não vai funcionar mas gosta de imaginar que sim.

Amadurecendo um pouco mais a questão, talvez para as coisas simples que se constituem em problemas por toda uma eternidade, valesse a pena tirar a cabeça do buraco e olhar ao redor antes que o conflito vire uma catástrofe. Funcionar no "modo avestruz" tem prazo de validade, e não costuma durar muito tempo.

Nossa vidinha está ai para ser vivida, cada um escolhe seu jeito de vive-la. Se ela é magica, linda, sem sal ou um tormento, pode ser que assim seja de fato ou seja apenas uma perspectiva a partir de seu posto de observação. De todo jeito é sua, e não há como transforma-la se você mesmo não estiver com vontade de mudar.

De uma coisa estou certa, estamos interagindo numa unidade com a vida, ela sempre nos corresponde. Nada que fica parado pode ter um bom resultado. Tudo se move, a terra gira, as células pulsam, há uma instabilidade necessária para que o equilíbrio se mantenha. porque então não mudar nosso jeito de encarar as coisas?

Ficar parado no mesmo ponto chorando as pitangas (ai que coisa mais antiga...)não nos permite ver além daquilo que habitualmente vemos. Existem novas direções, um novo Eu que está para acontecer, um novo jeito de amar, um novo amor para encontrar, uma nova rebeldia para viver, novos amigos para conquistar, novas idéias para sonhar, atitudes novas, se você olhar bem, vai ver que há um novo mundo nascendo bem agora...





Nenhum comentário:

Postar um comentário