Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Fortes, frágeis, somos o que?


Com essa linda imagem em preto e branco, me deparei com as cores da vida que se mostram assim de vez em quando. Muitos chamariam isso de dura realidade, ou a vida como ela é.
Mas nas imagens em preto e branco, é que vemos a arte-vida espelhada de outra forma.
Ela não é tão evidente em beleza, quanto o é, quando as cores vibram numa tela representando um lindo por de sol, ou nas asas de uma borboleta.
O preto e branco tem uma magia diferente, é divino, pois refaz o jogo cósmico de luz e escuridão, consciência e inconsciência, criação e destruição, cenários de uma realidade tanto íntima, quanto pública.
A vida de todos nós costuma ser assim também. Chamamos a depressão de a noite negra da alma, a escuridão é o que vemos quando não encontramos saídas, dizemos que a alma de alguém é negra quando não vemos o amor nela, da mesma forma que dizemos que a paz é branca, o amor é cheio de luz, vestimos os anjos de branquinho, contamos carneirinhos brancos na infância...
Nós e nossas polaridades... Temos um lado A branquinho e um lado B sombrio, e o resultado é a beleza de ser quem somos, com nuances artísticas individuais e únicas.
Tudo começou com essa linda imagem ai em cima. O que eu realmente queria dizer era o quanto nos confundimos com nossa própria condição.
Somos fortes ou frágeis, é o que muitas vezes nos perguntamos. Ao olhar para a figura, me fiz a pergunta, somos a frágil bolha de agua ou o oceano? Quem somos nós?
Para variar, nos confundimos e nos perdemos muito facilmente de nós mesmos, achamos que ser uma pessoa "forte" é não ter problemas, não sofrer, não ter sensibilidade, coisa que envaidece a muitos. Mas será assim? Será frágil aquele que pede ajuda, que chora pelas suas dores, que admite sua necessidade de amor. Para mim isso é coragem!
Bolha ou oceano, oceano ou bolha...são feitos da mesma matéria. São expressões diversas de uma mesma realidade, contém em suas moléculas as mesmas unidades de energia, são iguais e diferentes.
Somos assim, as vezes bolha, as vezes oceano. As vezes fortes, as vezes frágeis, humanos, divinos, feitos de agua, sal e alma.
As vezes a vida é colorida, outras é em preto e branco, mas ainda assim é nossa vida, onde estamos livres para experimenta-la com novos olhares, onde podemos plantar novas ideias e nos apreciar em nossas fragilidades e em nossos momentos de descontração e força.
Um Mestre Hindu, chamado Yogananda, fez um mantra que se traduz mais ou menos assim:
...Eu sou a onda, faz de mim o Mar...
Meu desejo, é que todos nós possamos nos momentos "bolha" encontrar as forças para saber-se "oceano"...Beijos.

Um comentário:

  1. Tenho orgulho e gratidão de ser Iniciada "gota e oceano".
    Bjs.

    ResponderExcluir